Carmignac Portfolio Grandchildren: Reinvestir para se reinventar

Publicado
18 de dezembro de 2024
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Tal como os investidores precisam de repensar e otimizar as suas estratégias de investimento a longo prazo em resposta a questões sociais e à mudança de estilos de vida, também as empresas precisam de ser capazes de se reinventar para fazer face à mudança dos ciclos económicos e empresariais, de modo a poderem prosperar e prosperar ao longo do tempo. É aqui que entra a noção de reinvestimento.

Ao reinvestirem nos seus modelos de negócio, as empresas dão a si próprias a capacidade de inovar e de se desenvolverem para manterem as suas vantagens competitivas ao longo dos anos e, consequentemente, as suas margens. Deste modo, o reinvestimento revela-se também um verdadeiro trunfo na seleção das acções e na construção de uma carteira de acções sólida a longo prazo. O Carmignac Portfolio Grandchildren procura tirar partido deste facto, concentrando-se nas caraterísticas que consideramos essenciais para que as empresas prosperem ao longo do tempo.

Reinvestimento: um catalisador de crescimento para a empresa

Reinvestimento: Para uma empresa, reinvestimento significa reafectar rendimentos ou lucros para financiar novos projectos, aquisições ou melhorias, em vez de os manter, consumir ou distribuir.

Em primeiro lugar, é importante notar que a rendibilidade de uma empresa é uma condição prévia para qualquer reinvestimento. Em segundo lugar, a afetação dos lucros é uma decisão estratégica importante para cada empresa: os lucros devem ser retidos para fazer face a eventuais desafios futuros, redistribuídos pelos acionistas ou reinvestidos para reforçar as perspectivas de crescimento futuro?

Porquê escolher o reinvestimento?

Melhorar a rendibilidade

O reinvestimento contribui para melhorar a rendibilidade da empresa, nomeadamente através dos ganhos de produtividade gerados pelo investimento produtivo. Estes podem incluir, por exemplo, a automatização de processos ou a melhoria dos padrões de formação dos trabalhadores, que tendem a reforçar a competitividade a longo prazo.

Reforço do crescimento orgânico

O reinvestimento também reforça o crescimento orgânico da empresa. O aumento das despesas em investigação e desenvolvimento, o desenvolvimento comercial para conquistar novos mercados ou o marketing para melhorar o perfil de uma marca podem, em última análise, conduzir a receitas mais elevadas.

Escolha do autofinanciamento

O reinvestimento dos lucros indica também a opção pelo autofinanciamento, em vez do recurso a financiamentos externos, como empréstimos ou emissões de acções, para assegurar uma certa independência financeira ou mesmo para realizar investimentos anticíclicos. Além disso, a política monetária mais restritiva adoptada pelos Estados Unidos e pela Europa desde 2022 aumentou o custo do financiamento externo, justificando ainda mais a escolha do autofinanciamento.

Esta lista não exaustiva das vantagens do reinvestimento demonstra a capacidade de adaptação e de resistência das empresas, que podem assim explorar novas vias de desenvolvimento para evoluir e reinventar-se, independentemente do ciclo e das condições de mercado a longo prazo. Além disso, a escolha do reinvestimento demonstra a confiança da direção de uma empresa na estratégia que está a implementar. Estas são qualidades que são valorizadas e que permitem à empresa manter-se competitiva ao longo do tempo e estabelecer-se gradualmente como líder de mercado, atraindo mais investidores a longo prazo.

Reinvestimento: a chave para uma carteira sólida

Investir em empresas que preferem reinvestir uma grande parte dos seus lucros em vez de os redistribuir tem muitas vantagens quando se trata de melhorar a qualidade da gestão das acções. De facto, as empresas com uma elevada taxa de reinvestimento demonstraram ter um desempenho superior ao do mercado de acções a longo prazo, graças a caraterísticas que lhes são próprias.

Prémio de avaliação

O reinvestimento dos lucros pode ajudar a criar um valor duradouro, em vez de os redistribuir simplesmente. Isto resulta frequentemente em empresas com múltiplos de avaliação mais elevados que recompensam a visão a longo prazo da direção.

Visão a longo prazo

Uma empresa que reinveste preocupa-se com o seu futuro e antecipa os desafios futuros. Esta abordagem permite um crescimento sustentável e confere à carteira um certo grau de resiliência face a diferentes ambientes de mercado.

Durabilidade

Uma visão de longo prazo é geralmente acompanhada de uma abordagem sustentável, oferecendo soluções que asseguram a solidez económica da empresa. Esta visão é muitas vezes acompanhada de uma externalidade social positiva, nomeadamente através da criação de empregos para apoiar o crescimento da empresa e, consequentemente, gerar rendimentos.

Concentrar-se em empresas que reinvestem os seus lucros não só cria valor, como também as ajuda a manterem-se resistentes face aos desafios económicos, o que, por sua vez, pode gerar um desempenho sólido da carteira a longo prazo.

Capitalizar os líderes de ontem e de amanhã

Com base nestas vantagens inegáveis, a Carmignac forjou convicções sólidas em empresas que reinvestem, como a Hermès, que faz parte do Carmignac Portfolio Grandchildren a 30 de novembro de 2024. Esta empresa, com 187 anos de existência, soube enfrentar os desafios actuais e resistir ao tempo.

Hermès, um artesão francês que acompanha os tempos

"Os objectos Hermès são concebidos para durar, para serem reparados e para serem transmitidos."

Hermès, fundada em 1837, é uma casa de luxo francesa que se especializou inicialmente no fabrico de arreios e selas. Atualmente, é conhecida pelas suas criações artesanais de topo de gama, como as malas Birkin e os quadrados de seda. O seu sucesso baseia-se num património de prestígio, mas também numa estratégia visionária de reinvestimento. Ao contrário de algumas empresas do sector que privilegiam o crescimento rápido, a Hermès optou por reinvestir continuamente os seus lucros na inovação, no artesanato e no desenvolvimento sustentável.

Diversificação das competências
A casa francesa alargou a sua gama de actividades. Em 1922, a Hermès diversificou a sua atividade para os artigos de couro. A partir de 1978, a Hermès explorou novos domínios, incluindo a relojoaria, o fabrico de calçado e a ourivesaria. Em 2020, a Hermès acrescentou a beleza como uma nova área de especialização, elevando o número total de linhas de negócio para 16. Estas iniciativas reflectem a determinação da Hermès em diversificar para responder aos desafios actuais.
Ao longo dos anos, a Hermès desenvolveu e adquiriu novas empresas para preservar o seu saber-fazer e garantir os mais elevados padrões de qualidade artesanal. Para apoiar a sua expansão, o Grupo está empenhado em expandir as suas instalações de produção para satisfazer a procura crescente. Só em 2023, a Hermès abriu duas oficinas de marroquinaria e quatro outros projectos estão também em curso em França. Em termos de aquisições, podemos mencionar a compra da Tanneries d'Annonay em 2013 para garantir um grau de independência para a sua produção. Atualmente, o grupo também está a cobiçar um fabricante suíço de relógios de luxo, uma aquisição que esperamos que seja confirmada em breve. A internalização da produção através de uma sólida integração vertical permite ao Grupo controlar a cadeia de valor e, assim, reforçar a sua imagem de excelência. Até à data, cerca de 55% dos seus produtos são inteiramente fabricados internamente.
A abertura de novas oficinas gera uma criação de emprego significativa e, nomeadamente, o recrutamento de artesãos para transmitir este saber-fazer original. Ao mesmo tempo, a aquisição de empresas externas também ajuda a manter empregos em regiões que podem parecer menos dinâmicas, como foi o caso da aquisição da Tanneries du Puy-en-Velay em 2015. Até 2023, a Hermès recrutou 2.400 novos funcionários, elevando a sua força de trabalho para 22.040 em todo o mundo, incluindo 13.700 em França. A Hermès também implementou iniciativas de formação para demonstrar o seu compromisso com um modelo de artesanato. A empresa francesa gastou 13,4 milhões de euros em formação. Foi este compromisso que levou à criação da Escola de Artesanato Hermès em 2021. Atualmente, o Grupo conta com 21 Meilleurs Ouvriers de France nas suas fileiras.
Em 1978, Jean-Louis Dumas assume a direção da Hermès com uma visão ambiciosa. A marca reforça a sua presença no mundo através de uma política ativa de abertura de boutiques. Em 2000, foi aberta uma boutique em Nova Iorque, seguida de Tóquio em 2001 e Seul em 2006. Atualmente, a marca tem quase 300 lojas em 45 países.
A Hermès também introduziu campanhas de marketing não convencionais. Hermès in the Making, por exemplo, oferece uma oportunidade de se encontrar com os artesãos e gestores da Hermès para saber mais sobre o seu modelo de negócio sustentável. A casa francesa também produziu um espetáculo cinematográfico (uma curta-metragem), On the Wings of Hermès, para ilustrar a amplitude dos seus conhecimentos.
Através do seu desejo de preservar e transmitir o seu know-how, a Hermès demonstra uma verdadeira convicção não só em termos humanos, mas também em termos ambientais. A Hermès presta especial atenção ao seu impacto ambiental. Para além dos objectivos quantitativos, como a redução das suas emissões de gases com efeito de estufa, a Hermès introduziu em 2010 um conceito de upcycling, Petit h, para transformar materiais não utilizados, como restos de produção ou objectos defeituosos das várias actividades da empresa, em criações únicas e poéticas. Perante os desafios económicos, sociais e ambientais, os esforços da Hermès para preservar e transmitir o seu artesanato permitem-lhe oferecer soluções sustentáveis e dar um contributo positivo para o futuro.

Ao longo dos anos, a Hermès estabeleceu-se como um dos principais artesãos de alta gama do mundo, fazendo das suas instalações um local de inovação e transmissão.

Fonte: Hermès, relatórios financeiros e de atividade em 25/07/2024.

Carmignac Portfolio Grandchildren, reinvestir para criar um legado duradouro

Como integrar as vantagens do reinvestimento na construção da carteira? Este conceito é uma das pedras angulares do processo de investimento do Carmignac Portfolio Grandchildren.

O Carmignac Portfolio Grandchildren é um fundo de acções internacionais centrado nos mercados desenvolvidos. O Fundo concentra-se naquilo que consideramos serem acções de qualidade, ou seja, empresas com uma rentabilidade elevada e sustentável que reinvestem os seus lucros. O Fundo também aplica normas de sustentabilidade rigorosas, o que lhe permite ser classificado como Artigo 91 ao abrigo dos regulamentos SFDR. A seleção das acções baseia-se em dois conceitos-chave: a rentabilidade elevada e estável das empresas e a propensão das empresas para reinvestir os seus lucros. A pertinência destas métricas numa estratégia de investimento no mercado acionista foi comprovada pelos gestores do Fundo ao longo de mais de 20 anos, o que permitiu que o Carmignac Portfolio Grandchildren apresentasse um desempenho sólido desde a sua criação:

106%desempenho do fundo desde o início (31/05/2019) em comparação com 114% para o seu índice de referência
71anos de idade média das empresas da carteira
27anos de experiência média da equipa de gestão

Fonte: Carmignac, dados de 30/11/2024. Índice de referência: MSCI World (dividendos líquidos em USD reinvestidos). Desempenho líquido de comissões para as unidades de participação A Acc Eur. O desempenho passado não é garantia de desempenho futuro.

Para os investidores que procuram uma solução de investimento a longo prazo, o Carmignac Portfolio Grandchildren distingue-se pela sua abordagem distintiva. Não se trata apenas de investir em tendências prometedoras, mas de investir nas empresas que marcaram as tendências de ontem e que marcarão as tendências de amanhã.

1Regulamento relativo à divulgação de informações sobre finanças sustentáveis (SFDR) 2019/2088. Para mais informações, consultar: https://eur-lex.europa.eu/eli/reg/2019/2088/oj?locale=pt.

Carmignac Portfolio Grandchildren

Um fundo de acções global, baseado em convicções para investidores a longo prazoDescubra a página do Fundo

Carmignac Portfolio Grandchildren A EUR Acc

ISIN: LU1966631001
Horizonte de investimento mínimo recomendado
5 anos
Escala de Risco*
4/7
Classificação SFDR**
Artigo 9

*Escala de Risco do KID (documentos de informação fundamental). O risco 1 não significa um investimento isento de risco. Este indicador pode variar ao longo do tempo. **O Regulamento SFDR (Sustainable Finance Disclosure Regulation) 2019/2088 é um regulamento europeu que exige aos gestores de ativos que classifiquem os seus fundos como, entre outros: «Artigo 8» que promovem as características ambientais e sociais, «Artigo 9» que fazem investimentos sustentáveis com objetivos mensuráveis, ou «Artigo 6» que não têm necessariamente um objetivo de sustentabilidade. Para mais informações, visite: https://eur-lex.europa.eu/eli/reg/2019/2088/oj?locale=pt.

Principais riscos do fundo

Ações: O Fundo pode ser afetado por variações nos preços das ações, numa escala que depende de fatores externos,
volumes de negociação de ações ou capitalização bolsista.

Cambial: O risco cambial está associado à exposição a uma moeda que não
seja a moeda de avaliação do Fundo, através de investimento direto
ou do recurso a instrumentos financeiros a prazo.

Gestão Discricionária: Previsões de alterações nos mercados financeiros feitas pela Sociedade Gestora surtem um efeito direto sobre o desempenho do Fundo, o qual depende das ações selecionadas.
Este fundo não possui capital garantido.

Comissões

ISIN: LU1966631001
Custos de entrada
4,00% do montante que paga ao entrar neste investimento. Este é o valor máximo que lhe será cobrado. Carmignac Gestion não cobra custos de entrada. A pessoa que lhe vender o produto irá informá-lo do custo efetivo.
Custos de saída
Não cobramos uma comissão de saída para este produto.
Comissões de gestão e outros custos administrativos ou operacionais
1,70% O impacto dos custos que suportamos anualmente pela gestão dos seus investimentos e outras comissões administrativas. Esta é uma estimativa baseada nos custos efetivos ao longo do último ano. 
Comissões de rendimento
20,00% quando a classe de ações supera o indicador de referência durante o período de desempenho. Será pago também no caso de a classe de ações ter superado o indicador de referência, mas teve um desempenho negativo. O baixo desempenho é recuperado por 5 anos. O valor real varia dependendo do desempenho do seu investimento. A estimativa de custo agregado acima inclui a média dos últimos 5 anos, ou desde a criação do produto se for inferior a 5 anos.
Custos de transação
0,26% O impacto dos custos inerentes às nossas operações de compra e de venda de investimentos subjacentes ao produto. 

Desempenho

ISIN: LU1966631001
Carmignac Portfolio Grandchildren15.520.328.4-24.223.021.9
Indicador de Referência15.56.331.1-12.819.626.6
Carmignac Portfolio Grandchildren+ 4.4 %+ 11.9 %+ 13.5 %
Indicador de Referência+ 9.7 %+ 13.0 %+ 14.4 %

Fonte: Carmignac em 31 de dez de 2024.
O desempenho passado não é necessariamente um indicador do desempenho futuro. Os desempenhos são líquidos de comissões (excluindo eventuais comissões de subscrição cobradas pelo distribuidor).

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A decisão de investir no fundo promovido deve ter em conta todas as características ou objetivos do fundo promovido, tal como descritos no respetivo prospeto.
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O desempenho passado não é necessariamente um indicador do desempenho futuro. Os desempenhos são líquidos de comissões (excluindo eventuais comissões de subscrição cobradas pelo distribuidor). No caso de ações sem cobertura cambial, o retorno poderá aumentar ou diminuir em resultado de flutuações cambiais. A referência a determinados títulos e instrumentos financeiros serve para fins ilustrativos para destacar ações incluídas, ou que já o tenham sido, em carteiras de fundos da gama Carmignac. Não se destina a promover o investimento direto nesses instrumentos, nem constitui consultoria de investimento. A Sociedade Gestora não está sujeita à proibição de negociação destes instrumentos antes de emitir qualquer comunicação. As carteiras dos fundos Carmignac estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. A Carmignac Portfolio Grandchildren refere-se aos subfundos da Carmignac Portfolio SICAV, uma sociedade de investimento de direito luxemburguês, em conformidade com a Diretiva OICVM.A Sociedade Gestora pode, a qualquer momento, cessar a promoção no seu país.

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