Carmignac

Descobrir oportunidades de investimento nos Mercados Emergentes

Primeira paragem - China

Desde a sua fundação em 1989, Carmignac sempre viu o potencial de valor dos mercados emergentes. Com esta convicção, adquirimos uma sólida experiência destes mercados, mobilizando os nossos esforços para identificar as melhores oportunidades de investimento, particularmente na categoria de ações chinesas, que sempre foi uma componente chave das nossas carteiras internacionais.

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Xavier Hovasse e Haiyan Li
em frente ao AVATR de Huawei e Changan

Todos os anos, os nossos gestores de fundos de mercados emergentes e analistas fazem uma visita de campo aos países no quais estão posicionados. Estas expedições são cruciais para que a equipa se encontre com a direção das empresas em que investimos, visite locais de produção e recolha pontos de vista locais sobre desenvolvimentos económicos e políticos, com a ajuda de peritos e consultores locais.

Entre meados de Fevereiro e finais de Março, a equipa de Mercados Emergentes da Carmignac visitou a China pela primeira vez depois de não o poder fazer durante três anos devido à pandemia.

Aqui estão as suas principais observações.

A política do covid zero é uma coisa do passado

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    Reunião de idosos na cidade de Fuyang

    A primeira coisa que surpreendeu a equipa quando aterrou na China foi que a política Covid zero tinha sido abandonada. Agora só se vêem máscaras nos transportes públicos. Tanto nas pequenas aldeias como nas grandes cidades, a vida parece ter regressado ao normal e as pessoas passam muito tempo ao ar livre.

  • Carmignac
    Voo Pequim-Guangzhou 21.30 p.m., início de Março

    As viagens também voltaram ao normal, com tráfego mesmo acima dos níveis pré-pandémicos em alguns modos de transporte. Contudo, a nossa equipa observou também que as viagens ao estrangeiro não tinham sido retomadas como antes, e que a maioria das pessoas estava a viajar internamente para se reconectarem com parceiros de negócios em vez de irem em digressão (pelo menos por enquanto).

Embora as viagens domésticas tenham registado um aumento de 23% durante a semana de férias do Ano Novo Lunar no final de Janeiro, em comparação com o ano passado, acreditamos que levará tempo para que a China se reconecte com o resto do mundo e que o turismo ultramarino retomará mais tarde, provavelmente na segunda metade de 2023.

Por exemplo, o número de residentes chineses que visitaram Macau nas primeiras três semanas de Março continuou a aumentar para 56% do nível de 2019, contra 45% em Fevereiro, enquanto os que visitaram Hong Kong também aumentaram para cerca de 55% do nível de 2018. A capacidade dos voos internacionais recuperou para cerca de 22% do seu nível de 2019 (contra 14% em Fevereiro de 2023)1 .

Economía: Uma recuperação impulsionada pelos serviços locais

Carmignac
Restaurante Song Hotpot do Grupo Jiumaojiu num centro comercial em Guangzhou
às 15h30m de quinta-feira 9 de Março

A nossa equipa descobriu que a recuperação económica estava lá, impulsionada principalmente pelos serviços.

O consumo local (serviços, hotéis e restaurantes) parece ter voltado ao normal, com uma recuperação muito significativa na atividade.

A equipa constatou que o consumo deverá ser o principal motor da recuperação este ano, aumentando em mais de 8%2 em 2023, após a contratação em 2022.

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    Fonte: Bloomberg, Março 2023

    Contudo, a pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na economia e na sociedade chinesa. Levou a um declínio no emprego e nos rendimentos, bem como a um aumento das poupanças das famílias, à medida que as pessoas tentam estabilizar a sua situação financeira face à incerteza económica. Como mostra o gráfico abaixo, o índice de confiança da China caiu para mínimos históricos (atingindo um mínimo de dez anos no final de Novembro de 2022).

    Além disso, apesar da melhoria verificada após a reabertura da economia, a nossa equipa teve a confirmação de que os consumidores chineses se tornaram cautelosos e reflexivos. As compras de artigos de luxo não foram realmente bem sucedidas, como o demonstra a venda de automóveis. Os gastos dos consumidores não mostram qualquer "frenesim de recuperação" e a recuperação no consumo discricionário está a demorar mais tempo do que o esperado.

  • Carmignac
    Dados da Bloomberg de 31/1/2023.

    Os depósitos líquidos das famílias chinesas atingiram um valor recorde de RMB 17,8 triliões (2,6 triliões de dólares) em 2022. Do mesmo modo, a sua taxa de poupança subiu para 34% em 2022, contra uma média de 18% nos anos anteriores.

    Em comparação, em 20203, os EUA tinham uma taxa de poupança das famílias excepcionalmente elevada, mas esta caiu drasticamente à medida que a economia dos EUA acelera a sua reabertura em 2021, refletindo a propensão muito elevada dos consumidores para gastar as suas poupanças na sequência da crise dos cuidados de saúde. Esperamos que os gastos dos consumidores chineses sigam uma trajetória semelhante à dos EUA e da Europa no início de 2021.

1Fontes: Gabinete Nacional de Estatística da China, Bloomberg, Março de 2023.
2Fontes: Bloomberg, estimativas da CICC Research, Março de 2023.
3Fonte: Bloomberg, Março 2023

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